Colaboradores

quinta-feira, 9 de março de 2017

Formandos jul/2017 - Discurso Prof. Homenageado e Coordenador de Curso

Caras alunas e caros alunos,

Peço licença ao Júnior para inverter uma regra da língua portuguesa e generalizar minha fala no feminino, uma vez que você é o único menino da turma, além de ser minha homenagem ao dia internacional da mulher, que aconteceu ontem.

Vocês não imaginam a alegria que senti quando vocês me falaram que eu seria o professor homenageado da turma de vocês. Já tinha sido homenageado por todos os cursos da área da saúde por onde passei, menos pelo Curso de Biomedicina. Essa homenagem de vocês me deixou muito honrado. Agradeço a todas vocês e fico muito feliz por ter recebido essa distinção.

Agora falando um pouco da turma de vocês, gostaria de dizer que vocês são especiais. Afinal vocês pertencem à turma do meio do ano. Aquela que se junta com as turmas que iniciam o Curso no início do ano. Mas, vocês são especiais, pois, vocês não apenas se juntaram àquelas turmas, mas, realmente se integraram a elas. E, apesar disso, sempre mantiveram sua identidade enquanto turma, sendo sempre reconhecidos como tal.

Vejo em todas vocês a marca da superação e da resiliência. Superação das dificuldades e resiliência em se adaptar às diferentes situações adversas que apareceram. Tive a oportunidade de participar de alguns momentos desses (às vezes apenas como ouvinte, em outras vezes pude dar minha opinião, o que espero tenha ajudado) e, por isso sei da capacidade de superação que vocês possuem. Essas características, aliadas ao conhecimento técnico que adquiriram ao longo do Curso as tornam profissionais cobiçados no mercado de trabalho. Não tenho dúvidas de que terão um futuro profissional de muito sucesso.

Esta nova etapa que se inicia na vida de vocês, espero, lhes trará muitas alegrias estejam preparadas. Mas preparem-se também, para os dissabores. Porque certamente irão se deparar com mais obstáculos pela frente. Tenho certeza que, sabiamente, como citei antes, conseguirão superar todos esses obstáculos (e olha que não serão poucos). Alguns serão facilmente removidos com mínimo esforço, mas outros irão requerer muita paciência, método científico (não podia deixar de mencionar...), perseverança e muita dedicação e, mesmo assim, somente serão contornados dando-se uma grande volta. Nesses momentos, não se deixem esmorecer, persistam. E, depois de superar aquele enorme obstáculo, vocês olham para traz e podem dizer: Eu consegui! Então, você se torna mais forte e apta a superar obstáculos ainda maiores, afinal, você já sabe como fazer, isso é a experiência, que as torna melhores profissionais, à medida que os anos passam.

Muito provavelmente o que vocês mais procuram nesse momento é aquela receita mágica para um sucesso meteórico. Sinceramente, essa receita não existe, ou se existe ninguém compartilhou comigo. Não se conquista nada sem esforço e dedicação. Em minha modesta opinião, amar aquilo que se faz é o grande segredo do sucesso e o restante, é apenas consequência. Acreditem as alegrias e recompensas podem demorar, mas certamente virão.

Para ser um bom profissional não basta apenas dominar conhecimentos técnicos é necessário também ser uma boa pessoa. 

Por isso peço a vocês que cultivem bons valores, sejam honestas, lutem pela igualdade em todos os seus aspectos (igualdade de raça, igualdade de gênero, igualdade social). Lutem pela liberdade e pelo direito das pessoas serem o que elas são. Tudo isso sempre sem extremismos, respeitando o direito do outro, respeitando (mesmo não concordando) a opinião do outro. Sendo intolerantes (sem serem violentas) com qualquer tipo de discriminação. Enfim, deixem aflorar uma das maiores vantagens de ser humano: a capacidade de amar.

Não poderei estar presente pessoalmente com vocês, mas acreditem, estarei em pensamento, de coração.

Desejo a todas muito sucesso, uma carreira brilhante, mas acima de tudo que vocês sejam muito felizes, na sua vida profissional e na sua vida pessoal.

Agradeço novamente por me escolherem como homenageado e peço desculpas mais uma vez por não ter podido estar aí com vocês.

Muito obrigado pelos momentos de convivência e, se acharem que eu posso lhes ajudar em alguma coisa, não hesitem em me procurar, estarei sempre de braços abertos para recebê-las, minhas colegas biomédicas.

Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição
Professor Homenageado!
Coordenador - Biomedicina
Escola de Ciências Médicas e da Saúde
Universidade Metodista de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário