Colaboradores

segunda-feira, 13 de março de 2017

Formandos jul/2017 - Discurso Patronesse - Turma Profa. Ms. Thalma Ariani Freitas

Boa noite!

Não há palavras que expressem a gratidão por tão honrada homenagem fiquei muito feliz!

Queridos formandos hoje a noite é de vocês, este momento é único e demonstra que vale a pena sonhar, que vale pena lutar. Nada é impossível para aquele que acredita!

Vocês sabem disso! Vocês são prova disso! Quantos não precisaram se reinventar, transformar o tempo que se apresentava como inimigo em aliado? É só recordar das obrigações que pareciam intermináveis, trabalho, casa, estágio, provas, faculdade, das vendas dos brigadeiros, lanches, rifas, sapatilhas, dentre tantos outros desafios que vocês venceram...  Vocês merecem comemorar!

Neste momento que vocês passam a escrever sua própria história profissional e os sentimentos são tão contraditórios, a alegria de uma etapa concluída e a incerteza do amanhã, a mensagem que deixo é que você AME a Biomedicina, exerça a nossa profissão com AMOR.

Não este AMOR banal que se fala atualmente, mas com o AMOR, que os gregos tiveram dificuldade em expressar em uma única palavra. Com o sentimento que passa pela paixão, pelas dificuldades e atinge o que é considerado pelos filósofos e teólogos o grau máximo da perfeição o Amor Incondicional.

AME NOSSA BIOMEDICINA, EXERÇA A NOSSA PROFISSÃO COM ESTE AMOR.  

Por que assim você não terá problemas com a ÉTICA, porque você irá se respeitar e respeitar o próximo;

você irá entender que não adianta ser imediatista porque a conquista é um processo que se dá no dia a dia;

você irá perceber que independente da área atuação, não existe rotina, porque cada exame, cada experimento, cada procedimento que você realizar, cada aluno que você ensinar traz uma história. E uma história nunca é igual à outra;

AME a Biomedicina, porque naqueles momentos de dificuldade em que tudo parece dar errado, você analisa a situação, verifica o que é necessário mudar e se permite uma segunda chance. No fundo você sabe que fez a escolha certa e que vale a pena tentar outra vez.

Exerça nossa profissão com AMOR porque só assim você irá conseguir compreender que a motivação não está no quanto você vai ganhar ou nos elogios que irá receber, isto será consequência de sua história profissional, mas a sua verdadeira motivação será a certeza do bem que fez ao OUTRO. E no final de tudo é só isso que importa, o bem que você fez ao outro!

E eu encerro com o parágrafo da obra de Ole Hatlen

  “Ser jovem é traiçoeiro. Você tem que descobrir o que fazer com sua vida. Isto é muito difícil. O que eu adorava fazer era tocar piano.  Eu praticava por horas a fio enquanto outras crianças corriam, brincando e jogando.  Ninguém tinha de me forçar a sentar diante do piano.  Era o que eu queria fazer.  Quando cresci, foi do mesmo jeito. Todos me diziam que seria mais fácil ganhar a vida fazendo outra coisa. Eles me diziam que “qualquer” outra coisa seria mais fácil.   Eu tenho certeza de que é verdade.  Mas eu fiz o que amava e sou feliz

Queridos formados, (dentro de instantes, queridos colegas)

 PARABÉNS, SUCESSO, DEUS OS ABENÇOE! Obrigada!

Profa. Ms.Thalma Ariani Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário