Colaboradores

sexta-feira, 10 de março de 2017

Formandos dez/2016 - Orador da Turma



Boa noite, é com grande satisfação que agradeço a presença de todos e gostaria de dizer que é um privilégio ser a oradora da 14º turma de Biomedicina Metodista.
Hoje é um dia muito especial, mais um ciclo se encerra em nossas vidas e foi difícil descrever em tão pouco tempo esses 4 anos de tantas alegrias, de explicar todos os momentos que jamais serão esquecidos, confesso que levei dias para só para começar a escrever, devido a tantas dúvidas resolvi começar pelos agradecimentos e prometo que serei breve
Primeiramente agradecer a Deus pois é graças a Ele que somos capazes de explorar todo nosso potencial e trazer benefícios a humanidade.  Agradecer a todos os funcionários da Universidade que nos deram apoio necessário para desenvolver nosso aprendizado, em especial a equipe do Nac, também agradecer a equipe de radiologia do Hospital Mario Covas e UFABC que sempre recebem bem os alunos da Metodista. Agradecer também aos nossos pais e Professores, aos quais falaremos mais adiante.
Caros colegas há quatro anos em nosso primeiro encontro todos eram estranhos, parecia que até as paredes nos encaravam, quanta timidez, passamos a conviver com pessoas que não eram de nossas famílias, com diferentes histórias e que vieram de diferentes lugares com variados sotaques, dos quais as cariocas se destacaram principalmente quando tentavam provar não se fala bolacha é Bissscoito. Pois é, confesso que me assustei com tantas mulheres juntas e pior sempre perdia a conta das Leticias na hora da chamada. Mas com o tempo a inibição foi passando e laços de amizades se formaram em nossa turma ou melhor dizendo panelinhas e entre apelidos engraçados, risadas, pera ai mais muuuitas mesmo, principalmente na minha panelinha, a Thaina e a Yasmin até tentavam nos educar mas quando eu e Tamires abríamos a boca ninguém segurava e superava, apesar que tinha uma única pessoa que nos superava Gisele a biomédica sem papa na língua. Mas assim fomos aprendendo a nos respeitar e a trabalhar em grupo mesmo com tantas diferenças, porque modesta parte umbandista, mulçumana, católicas, evangélicas e até ateias nunca se deram tão bem como em nossa turma.
Dessa forma vai ser difícil não sentir saudades de nos encontrar e juntas assistir as aulas e até de quando matávamos as aulas! Calmem era para estudar, porque quem nunca né?  Pode ser que um dia deixemos de nos falar, que tomemos caminhos diferentes pois o tempo passará, mas com certeza não esqueceremos dos momentos vividos, por exemplo da pressão que passávamos antes das provas principalmente no começo quando surgiu o tal boato de uma prova de imuno de 9 páginas com direito a cruzadinha e falando em prova, na nossa turma tinha gente que parecia que psicografava porque entregavam em 5 minutos e pior ainda tirava notas boas, haviam aqueles inseguros que só entregavam nos minutos finais porque revisavam umas 4 vezes. E o que dizer dos inúmeros relatórios, misericórdia, praticamente 5 por semana, e os seminários então? Tinha uma personagem na nossa turma chamada Nathalia que sempre vinha com curiosidades do assunto ela sempre dizia com todo entusiasmo “mas Vocês sabiam” e a Dominique ? Cara ela passava maior segurança ao falar, tinha também o Marlon que passou pouco tempo conosco, mas sempre nos fazia dar gargalhadas com suas brizas na hora de apresentar os trabalhos. Não esqueceremos também dos estudos no laboratório de anatomia, das conversas nos corredores e do estágio obrigatório que para alguns foi mais um purgatório. É Muitas vezes fomos acometidos pelo cansaço, e pelas notas ruins, falando em notas aprendemos que 6,74 é diferente de 6,75, mas que 6,75 já era bom demais.
         A partir de agora tudo se torna mais difícil, porque os nossos erros não serão somente pontos perdidos em uma prova, mas o que nos conforta é lembrar que fomos bem preparados para os desafios desse século, isso tanto pelos nossos professores quanto pelos nossos pais. E agora é chegada a hora de falarmos mais desses personagens tão importantes em nossas vidas.
  Falar dos nossos Pais e dizer que os amamos é muito fácil, mas é sempre bom lembra los disso, ENTAO PAI E MAE TE AMOOOOOO.
Foi longo o caminho, mas sempre fomos bem cuidados e protegidos por vocês senhores Pais tanto pelos de sangue quanto pelos de afeto. E hoje somos nós que estamos no palco, mas essa noite devemos a vocês e aqui celebra se o sucesso da educação que nos deram. Então obrigado por acreditarem que seriamos capazes de vencer e assim investirem tanto, obrigada por entender nossos caprichos e também por não entende los pois só assim aprendemos a ouvir o NÃO. Sabemos que muitas foram as vezes que quiseram nos abraçar, contar o ocorrido do dia a dia, muitas vezes buscaram nossos sorrisos, mas estávamos cheios de pressa. Obrigada por nos deixar livres para perseguimos nossos sonhos e também por nos segurarem para não cairmos. Obrigado por nos guiar até onde poderiam, porque se não fosse por isso não teríamos ido em segurança nem até o outro lado da rua. Obrigado pelo amor sincero, carinhos e afeto que nos tornaram humanos e saibam que discurso nenhum será capaz de transmitir o que sentimos por vocês. TE AMAMOS
Agora sobre nossos queridos professores, foram muitos os que nos ajudaram nessa jornada. Colegas  
- Quem aqui não se lembra no primeiro semestre do Professor Totó melhor dizendo Rogério Totó, excelente profissional que nos fez revelar nossos apelidos mais cabeludos e vergonhosos com sua dinâmico quebra gelo foi nesse dia que minhas coleguinhas passaram a me chamar de Mozão, mas acima disso ele conseguiu nos mostrar a relação da bioética com nossa vida cotidiana e o respeito para com o próximo. Ainda nesse mesmo semestre tivemos o prazer de conhecer a Professora Laurinha Meiga que nos apresentou vários desafios e vivia nos alertando de que tudo ainda iria piorar, teve a Professora Dani que nos acompanhou nos traumatizando com as doenças genéticas.  Aaaa e uma Figuraaaaça que não poderia faltar nesse discurso é a professora mais experiente em relacionamentos que já conhecemos CRISTIANE LOPES eita alunos zezinhos, suas lições iam além do que caiam nas provas principalmente quando falava dos bofes engana mocinha. Jamais esqueceremos também da Marta e Meire ou será Meire e Marta bem acho que continuarei confundindo.

          Vocês já ouviram aquele ditado em que o mundo dá voltas, então foi numa dessas voltas que começamos ter aulas em Portunhol, isso mesmo com  o professor Nicolás o cara era fera na fisiologia, mas foi nesse modulo que  passei a acreditar na Laura, nas provas ele costumava dizer que só se escutava choro e ranger de dentes, então estudávamos e estudávamos e tudo que ele dizia ao corrigir as provas é que tínhamos memória de pardal raquíticos, ele falava muito de uma tal caixa preta que pra muitos continua sendo um enigma. Também tinha que citar aqui o Professor Carlos o mais carente, conhecido como ursinho, apesar de que eu sempre achei que ele era parecido com o Fred dos flinststones, Professora Thalma nos fazendo superar o medo com os ratinhos, a Professora Glaucia a mais procurada sem dúvida foi a mãezona da turma quanto amor por lecionar. Mas quem aqui não tremeu dos pês a cabeça quando o Professor Colber corrigia os exercícios, ele olhava bem no fundo dos nossos olhos apontava e perguntava: VOCÊ FEZ? ENTÃO LEIA era desesperador. Teve também o professor Projeto Canudos, quero dizer o Professor Vitor que sempre estava envolvido nos projetos voluntários. Aaaa e Professor Alfredo, sem dúvida o mais paciente de todos mas confesso que o Sr nos deixou loucas com o tal ciclo de krebs. Bem e o que dizer da Farmacêutica mais biomédica que já conhecemos, Vivi professora que cedeu o seu nome a nossa turma, um recadoooo para você, saiba que suas provas eu não desejo nem aos meus piores inimigos, e agradeço por nos deixar tão neuróticas com microbiologia. E não ficando para trás preciso citar aqui o cara que competiu com a Bruxa má do leste, um agradecimento especial ao querido Paraninfo Marco Zonta o Homem de coração mais Peludo, sem dúvida foi quem bateu o record de miolos queimados, né TURMA ENADE ?

          Enfim espero não ter sido repetitiva em relação ao Professores, porém essas são lembranças que levaremos conosco e de todos os outros que conquistaram nossa confiança e que eu não citei o nome, são características que nos marcaram e precisaram ser lembradas e hoje o nosso sentimento é de gratidão e admiração, vocês serão sempre exemplo, saibam que daqui saíram ganhadores pois os senhores desempenharam papeis fundamentais para a nossa evolução. Vocês  não merecem só palmas, merecem Tocantins inteiro ( só para descontrair).  O nosso muito obrigada. AA E AGENTE SE VE POR AI.
É em meio a essas evoluções, pensamentos, fecundações, meioses e mitoses, epa eu disse fecundações? Isso mesmo tivemos 3 mamães guerreiras na turma, quanta força de vontade e com certeza merecem parabéns por todo esforço e garra que mostraram, não desistindo. Falando em pessoas esforçadas, queria agradecer a paciência e esforço de Amanda Faure, Vitória e Beatriz que se emprenharam na organização da nossa formatura, parabéns meninas.
Agora o saldo é positivo e sabemos que cada um seguirá seu caminho, mas jamais apagaremos a Metodista de nossa história.
         E esses somos nós, tais como as borboletas seres transformados, diversos e diferentes, mas em comum o mesmo momento de alçar voo em busca do nosso próprio destino. Partimos do casulo em busca da nossa própria luz, então que assim como as borboletas, nosso trabalho seja discreto que sejamos como heróis anônimos que brilham nos bastidores e que apareça a presença do fruto perfeito e já que escolhemos a Biomedicina área da saúde que possuem um leque de opções, que esse fruto seja o bem estar do nosso próximo que trabalhemos para solução dos problemas, nos diferentes níveis de complexidade pois “aprendemos que um biomédico deve ir além da bancada e explorar o mundo ao redor, sem limite algum” e assim que possamos ensinar, diagnosticar e valorizar a vida, buscando o entendimento de cada transformação do corpo humano, bem como suas consequências.  Por fim que Deus não nos deixe faltar a técnica e tampouco a arte do bailar das asas.
O meu muito obrigado a todos e boa noite.

Paloma de Barros Silva
Formanda dez/2016
Biomédica - Universidade Metodista de São Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário