Colaboradores

segunda-feira, 13 de março de 2017

Formandos dez/2016 - Discurso Patronesse - Turma Profa. Dra. Viviana Galimberti Arruk

Prezados Diretor, professores e demais componentes da mesa

Caros pais, familiares e amigos aqui presentes,

Queridos formandos da 14ª Turma de Biomedicina da Metodista e Turma Profa Dra Viviana Galimberti Arruk

Boa noite,

Antes de qualquer coisa quero agradecer mais uma vez a homenagem em ser a patronesse da turma, tenho muito orgulho de cada um de vocês e, sei que meu nome está em boas mãos. Confesso que desde o dia que soube na sala de aula do nosso Campus Planalto, fiquei muito feliz e ansiosa, contando os dias para esse momento... e, foram 6 meses até hoje, 09 de março de 2017.

Aproveitei esse tempo pensando, como professora, em um último conselho para os meus alunos, e como bruxa loira pensei em uma poção mágica que trouxesse muitas alegrias e sucesso na vida e carreira de vocês.

Enfim, achei que o melhor seria uma retrospectiva desses 4 anos que convivemos, aprendemos e crescemos juntos.

O ano 2013, um ano importante nas nossas vidas, vocês começavam o curso de Biomedicina.  Bio o que???? BIOMEDICINA, mas não é medicina? Não, não é medicina é BIOMEDICINA, um curso voltado ao diagnóstico laboratorial, a pesquisa de novos testes diagnósticos, pesquisa científica, diagnóstico por imagem, acupuntura, reprodução humana assistida... Enfim sobreviveram ao primeiro questionamento explicar qual era a carreira que vocês tinham escolhido... e que vontade de dizer que sem o Biomédico, o médico não tem o diagnóstico final, mas...é melhor ficar quieto.

Primeiro dia de aula, 04 de fevereiro de 2013, vocês foram chegando à Universidade Metodista e, além de iniciar uma nova jornada com 8 degraus ou 4 anos, iniciaram grandes amizades, para uma vida inteira.

O primeiro degrau trouxe a Biologia celular e genética, instrumentação biomédica, hematologia com todas as suas bolinhas vermelhas, ops, hemácias e coleta, com tubos roxos, amarelos, ah e uma prova de conhecimento acumulado com 40 questões de português, matemática, atualidades e inglês, a famosa PCA que os acompanhou até 2016 agregando todos os conhecimentos adquiridos na faculdade!!!! Mas como universitários vocês seguiram em frente e, superaram esses primeiros desafios.

Quando voltaram das férias de julho receberam novos amigos (a turma de agosto) e conheceram as bactérias, vírus, fungos, platelmintos, nemathelmintos e protozoários, era o BIM que trazia o mundo microscópico e um estágio todas as sextas feiras até as 23horas com colorações roxas (Gram positivas) e vermelhas (Gram negativas), semeaduras em ágar sangue, Agar chocolate que não tinha chocolate, antibiograma...e a professora Vivi ainda  tinha de escutar “nossa pro você tem a idade dos meus pais”. A semana ainda tinha o módulo de biomoléculas (proteínas, carboidratos, lipídeos) e metabolismo,a morfofisiologia neurolocomotora. Nesse semestre os professores passaram por um sufoco. Todos queriam sentar nas primeiras fileiras e a sala tinha quase 90 alunos. Solução encontrada: os alunos só entravam depois do professor na sala... deu certo.

2014: foi o ano da Copa do Mundo, mas é melhor nem comentar (7 a 1, ohhh!!), os desafios dos 3 e 4 períodos, ou o terceiro e quarto degraus eram mais interessantes. Vocês eram os veteranos do Curso e começaram a estudar a obesidade, ansiedade, efeitos da maconha como terapêutica, o efeito do álcool na prole dos camundongos e ratinhos, a morfofisiologia visceral, Saúde Pública, doenças genéticas, diagnóstico por imagem, estágios e morfofiosiologia do sistema endócrino e metabolismo. Neste ano, a turma ganhou sua primeira mascote, a Mari!!

2015: voltamos a nos encontrar com IgG, LTCD4, C5a, imunidade inata e adaptativa, inflamação – que é importante para a nossa defesa, alergias, também vieram as necroses, infartos, fibroses, microbiologia dos alimentos (listeriose, salmonelose...) e ambiental e as doenças hematológicas com todas as suas anemias e leucemias, mas não é só tomar sulfato ferroso??? Nãoooooo.
O ano terminou com as doenças infecciosas bacterianas e virais, com ELISAs e Western blotting, cultura de células, extração de DNA, PCR, enzimas de restrição e as doenças não infecciosas cardiorespiratórias e renais. E reprodução humana assistida (FIV). Ufa, vocês sobreviveram até as provas com palavras cruzadas e desenhos. Neste ano, o segundo mascote da sala chegou, o Miguel. O curso fez 15 anos e nós todos comemoramos!!! Que festa.

E então, num piscar de olhos chegamos em 2016, o último ano de Faculdade, mas também o ano de dizer adeus ao título de estudante.
O ano do Trabalho de Conclusão de Curso, ENADE (sim vocês ouviram por 4 anos que eram a turma ENADE), doenças fúngicas e parasitárias, doenças tegumentares e do sistema digestório, estágios em laboratórios, hospitais, clínicas de estética, acupuntura, indústrias farmacêuticas...

Tivemos as Olimpíadas no Rio de Janeiro, mas tinha TCC e os professores agora orientadores só cobravam papers!!!
E acreditem em dezembro de 2016 vocês completaram o último degrau daquela escadaria que começou em fevereiro de 2013 vencendo TODOS os obstáculos impostos, e ainda fecharam esse ciclo com a chegada do 3º mascote da turma, o Victor.

A partir de agora vocês são BIOMÉDICOS e passam a dispor de um poderoso instrumento técnico e humanizado que os habilita a enfrentarem importantes desafios profissionais. Procurem sempre usá-lo da melhor forma respondendo aos próximos desafios com seriedade, criatividade, sem dogmatismos e, sobretudo, com muita dedicação e ética. Nunca deixem de encarar um desafio profissional por o acharem muito trabalhoso ou complicado. O remorso de não ter tentado é geralmente muito pior do que a eventual frustração por não ter conseguido.

Termino com um trecho de Charles Chaplin que eu gosto muito:
“ Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.  Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Foi um prazer passar pela vida de cada um de vocês e tê-los em minha vida. Vocês tem o mundo à sua frente, cheio de oportunidades, não hexitem em encarar desafios, escalarem escadarias e lembrem sempre que essa casa e todos nós, agora ex-professores e sempre amigos estamos de braços abertos e só queremos escutar boas notícias de vocês.
2017 chega o 4º mascote da turma!!!!

Sucesso e parabéns.


Biomédicos da turma profa. Dra Viviana Galimberti Arruk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário