Colaboradores

sexta-feira, 24 de março de 2017

Alunos da Metodista podem se inscrever em curso de liderança da Common Purpose

Dez estudantes representarão a Universidade em evento internacional

A Universidade Metodista de São Paulo foi convidada para participar do curso de liderança Student Experiences oferecido pela organização internacional Common Purpose em parceria com a Fundação Dom Cabral. Essa é a primeira vez que o curso será realizado em São Paulo e a Metodista foi uma das oito Instituições de Ensino Superior selecionadas.
Alunos de todas as graduações e pós-graduações da Metodista podem se inscrever no curso intensivo de três dias com o tema “Como aumentar o engajamento cívico em sua cidade?”. As inscrições ficarão abertas entre os dias 21 de março e 4 de abril, por meio da ficha de inscrição que deve ser preenchida e enviada para o e-mail . Dez alunos representantes da Metodista serão escolhidos após análise da ficha de inscrição e entrevista com os organizadores da iniciativa na Universidade.
O curso será realizado entre 15 e 17 de maio em período integral. Além de desenvolver habilidades de liderança, os estudantes terão a oportunidade de fazer networking com estudantes e profissionais de outras universidades e, mais tarde, participar de uma rede internacional de ex-participantes do Student Experiences.
Student Experiences
O “Student Experiences” foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral e a organização internacional inglesa Common Purpose. O programa é desenhado para estudantes universitários e pós-graduandos e tem como objetivo inspirar futuros líderes a desenvolverem uma inteligência cultural, para que sejam capazes de lidar com os desafios contemporâneos que emergem além das fronteiras geográficas e de conhecimento.
A metodologia do “Student Experiences” tem nas cidades o seu principal objeto de aprendizagem e, por esse motivo, os três dias de programa contemplam, além de atividades em sala de aula, painéis com lideranças e visitas as instituições locais para o debate de temáticas sobre inovação, empreendedorismo social, como as cidades trabalham, comunidades prosperam e os líderes atuam.
Quando?
15 a 17 de maio 2017, das 8h30 às 17h30
Onde?
Campus da FDC em São Paulo e Google Campus
Quanto?
Gratuito, exclusivo para convidados
O que acontece no curso?
Visitas a organizações dos setores: público, privado e sem-fins-lucrativos;
  • Discussão com líderes de diferentes áreas profissionais para entender e aprender a lidar com os problemas que esses líderes enfrentam;
  • Metodologia que proporciona às futuras gerações uma rara oportunidade de ampliar seus conhecimentos, suas conexões e habilidades de comunicação, e também planejar seu futuro como líderes na sociedade. 

Durante os três dias do curso o estudante vai direcionar sua própria aprendizagem, falando com líderes e visitando organizações como:

  • Fundação Dom Cabral 
  • EY Brasil 
  • Google 
  • Santander 
  • CEAGESP 
  • São Paulo Metrô 
  • Instituto Ayrton Senna

Quais são os benefícios?

  • Desenvolver habilidades como líder;
  • Expandir redes de contato com futuros líderes dentro e fora do país;
  • Aprender como desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos;
  • Desenvolver a liderança e “Inteligência Cultural”, que é a capacidade de romper barreiras e se relacionar com pessoas de diferentes culturas;
  • Testar suas habilidades de liderança com os desafios da vida real.
 
Temática 2017 -“Como aumentar o engajamento cívico em sua cidade?”

Com mais pessoas do que nunca residindo nas cidades as nossas áreas urbanas estão sob pressão quando se trata de questões como meio ambiente, segurança alimentar, coesão comunitária, habitação e segurança. Até 2050 mais de 75% da população mundial estará residindo nas cidades e os governos não terão força suficiente para resolver os problemas que emergem.
O engajamento cívico é mais do que apenas a política, abrange tudo, desde a tecnologia à habitação, dos esportes às artes. Em última análise, significa que as pessoas assumem a responsabilidade pelas suas comunidades e trabalham para melhorá-las, seja pelo voluntariado, campanhas, grupos de vizinhança, organizações comunitárias, participação em reuniões públicas, votação ou melhorias físicas nos espaços públicos.
Com as nossas cidades enfrentando desafios cada vez mais complexos e reduzindo os orçamentos municipais, precisamos de novas ideias sobre como aumentar o envolvimento cívico, trazendo novas e diferentes vozes e perspectivas para enfrentar esses desafios.
Por meio de uma combinação de aprendizagem e experiências, os alunos irão investigar o desafio no contexto de sua cidade e desenvolver soluções práticas e possíveis, buscando engajamento cívico em sua cidade.
Sobre o Student Experiences
A Common Purpose tem realizado cursos de liderança para estudantes em várias universidades desde 2004, entre elas: Harvard University, University of Oxford, University College London, University of Chicago, National University of Singapore, University of Hong Kong, entre outras. Mais de 2.000 estudantes participaram do curso no último ano.
Sobre a Common Purpose
A Common Purpose oferece cursos de desenvolvimento em liderança que possibilita que pessoas de diferentes origens, setores e regiões trabalhem em conjunto para resolver problemas comuns. Durante o curso os participantes desenvolverão suas habilidades de liderança e terão oportunidades de conexão com outros líderes para aprender sobre os sucessos e desafios que eles enfrentam. A Common Purpose proporciona uma experiência única em que os participantes se tornam melhores líderes, tanto no trabalho como na sociedade.
Fundada em 1989 como uma organização social sem fins lucrativos, a Common Purpose realiza cursos locais e cursos globais em 70 cidades de todo o mundo.
Este ano 4.000 líderes se tornarão graduados nos cursos da Common Purpose e a Common Purpose tem mais de 60.000 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário