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terça-feira, 3 de novembro de 2015

15 anos da Biomedicina da Universidade Metodista: uma história de sucesso!



Idealizado pelo Prof. Dr. José Leal Prado em 1950, o primeiro curso de Biomedicina surgiu em 1966 na Universidade Federal de São Paulo (na época, Escola Paulista de Medicina). Trinta e quatro anos após é criado o Curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo, no ano de 2000 com o oferecimento do turno noturno. O curso foi inserido no portfólio institucional para suprir a necessidade de formação de bacharéis em Biomedicina para atuarem nas diversas áreas da saúde na região do ABCDMR. Inicialmente, o curso foi oferecido com duração regular de cinco anos. No ano seguinte, em função da intensa procura, a Universidade definiu a abertura de uma segunda forma de oferecimento: integral (tarde e noite) com tempo regular de integralização de três anos Em 2002 foi inaugurado o laboratório escola do Curso de Biomedicina (LABMESP), garantindo a realização de estágio de qualidade e a formação de profissionais altamente qualificados na área de análises clínicas. Logo após, o curso foi reconhecido pelo MEC com média final MB.
Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais realizou-se uma revisão do projeto pedagógico do curso, levando-se em conta a excelente avaliação anteriormente recebida. O novo projeto político pedagógico do Curso iniciou sua vigência no ano de 2004 e já previu a inclusão de temas inovadores para a época, como reprodução assistida, engenharia genética e microbiologia de alimentos, (como o próprio projeto pedagógico do curso dizia de forma visionária: “... todos inteiramente relacionados às áreas de atuação do Biomédico do século XXI.”). Além disso, o tempo regular para a conclusão do curso noturno foi para quatro anos, com o cumprimento de estágio obrigatório a partir da metade do curso. Cabe ressaltar, que desde seu primeiro oferecimento, o aluno sempre teve a liberdade de escolher sua área de atuação (habilitação), desde que atendidas as premissas legais e os critérios de qualidade que sempre nortearam a gestão do Curso.
Em 2008 nosso curso recebeu, pela primeira vez, 3 estrelas do Guia do Estudante. Além disso, nesse mesmo ano Nosso Curso se destacou por ocupar, com o 1º lugar entre os Cursos de Biomedicina da Grande São Paulo, segundo a avaliação do CPC-MEC, com nota 3. Esses destaques demonstraram o grande sucesso e qualidade que nosso curso alcançou. As estrelas do Guia do Estudante não foram perdidas desde então, e em 2013 e agora, 2014 recebemos 4 estrelas. Também o CPC-MEC aumentou para 4, nos garantindo lugar de destaque no grande ABC.
O reconhecimento do mérito de nosso curso não nos levou à acomodação, mas ao contrário, nos estimulou a buscar a construção de um curso cada vez melhor. Assim, em 2008, seguindo as novas tendências educacionais entrou em vigor nossa primeiro Projeto Pedagógico de Curso Modular. Esse Projeto Pedagógico inovador baseou-se em uma estrutura modular, com visão moderna de educação no ensino superior, garantindo a formação de habilidades e competências procuradas por empregadores dos diversos segmentos nos quais o biomédico pode se inserir, incorporando questões relativas ao empreendedorismo, gestão na área da saúde e formação de cientistas. Para tanto, alteramos a concepção anterior do Curso (e da grande maioria dos bacharelados na área de saúde) de “sustentada e focada no “conteúdismo“ para “apoiada no conteúdo e focada no desenvolvimento de habilidades e competências“. A adoção de módulos (no lugar de disciplinas) favoreceu a melhor integração entre os conteúdos levando ao desenvolvimento de habilidades relevantes para o profissional, garantindo visão crítica, integração, interpretação e correlação de diferentes visões a respeito de um mesmo assunto. Com a formação mais consolidada em função da estrutura modular o aluno passou a poder escolher duas áreas de estágio. Além disso, incorporamos novos temas de vanguarda como a cultura de tecidos, estudo de células tronco, neurociências, sustentabilidade, entre outras.
Em 2010 o LABMESP foi integrado às demais Clínicas da Faculdade da Saúde, fazendo parte da Policlínica Metodista como seu Núcleo de Análises Clínicas (NAC). Esse foi o passo inicial para a integração entre os diferentes cursos da Faculdade, contribuindo sobremaneira para a formação de um profissional acostumado a trabalhar em equipes multiprofissionais, uma das grandes demandas atuais.
Dando continuidade ao processo de integração entre os Cursos da Saúde, realizamos uma pequena revisão no Projeto Pedagógico Modular inicial e, em 2011, iniciou-se o Currículo 2 desse Projeto. O novo projeto manteve o mesmo direcionamento do Projeto anterior, conservando sua modernidade e inovação. Entretanto, fez pequenos melhorias e adequações que permitiram ampliar os focos de formação do curso que passam a abranger com mais intensidade, as áreas de imagem, reprodução assistida, e as diversas áreas de pesquisa básica, com destaque para as neurociências, além da já tradicional área de análises clínicas, em todas as suas vertentes. No segundo semestre de 2012 iniciamos o oferecimento do nosso Currículo 3, idêntico ao do Currículo 2, mas que permitia o início do Curso sempre no meio do ano, forma de ingresso mantida até hoje.
Neste ano de 2015 completamos 15 anos de oferecimento do curso. E em função disso iniciamos a vigência de dois novos currículos o currículo 4 para os alunos que ingressam o início do ano e o currículo 5 para os alunos do meio do ano. Os dois são exatamente iguais, com algumas alterações na ordem de oferecimento de alguns módulos em função dos diferentes ingressos. A reestruturação da matriz do Projeto Pedagógico foi motivada pelo amadurecimento da compreensão da estrutura curricular modular de forma geral e pelo debate com o corpo docente das necessidades dos profissionais biomédicos agora e para o futuro. Devido à maturidade das discussões que levaram à confecção desta reformulação e à experiência acumulada nesse tempo de oferecimento de currículos modulares, acreditamos que com este projeto pedagógico alcançamos um enorme progresso na maneira de formar profissionais biomédicos.
Todas essas mudanças são resultado da inquietude e do desejo de sempre oferecer o melhor aos nossos alunos, pois, acreditamos que a formação de profissionais é um processo continuado e de constante transformação que exige a flexibilidade e o dinamismo necessários para que possa absorver os rápidos avanços que a tecnologia proporciona nos dias de hoje.
Com essa filosofia podemos dizer que completamos 15 anos de sucesso, com o reconhecimento do MEC (CPC 4), reconhecimento das publicações especializadas em educação, tais como folha-RUF e Guia do Estudante (4 estrelas em 2015), reconhecimento do mercado de trabalho, com inúmeras parcerias com laboratórios, clínicas, institutos de pesquisas e instituições públicas de ensino. Mas o que mais nos orgulha é o reconhecimento de nossos alunos e suas famílias, pois afinal, foram 19 turmas que colaram grau até hoje, com um total de 1.075 biomédicos formados pelo nosso Curso e atualmente temos 284 alunos distribuídos nos 8 períodos do Curso.
Parabéns a todos que em algum momento desses 15 anos esteve envolvido com o Curso de Biomedicina, parabéns aos nossos professores, alunos e corpo técnico-administrativo, vocês fazem o sucesso do curso e que venham pelo menos mais 15 anos...

Texto escrito pelo Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição - coordenador do curso de Biomedicina


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