Idealizado pelo Prof. Dr. José Leal Prado em 1950, o primeiro
curso de Biomedicina surgiu em 1966 na Universidade Federal de São Paulo (na
época, Escola Paulista de Medicina). Trinta e quatro anos após é criado o Curso
de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo, no ano de 2000 com o
oferecimento do turno noturno. O curso foi inserido no portfólio institucional
para suprir a necessidade de formação de bacharéis em Biomedicina para atuarem
nas diversas áreas da saúde na região do ABCDMR. Inicialmente, o curso foi
oferecido com duração regular de cinco anos. No ano seguinte, em função da
intensa procura, a Universidade definiu a abertura de uma segunda forma de
oferecimento: integral (tarde e noite) com tempo regular de integralização de
três anos Em 2002 foi inaugurado o laboratório escola do Curso de Biomedicina
(LABMESP), garantindo a realização de estágio de qualidade e a formação de
profissionais altamente qualificados na área de análises clínicas. Logo após, o
curso foi reconhecido pelo MEC com média final MB.
Em
atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais realizou-se uma revisão do
projeto pedagógico do curso, levando-se em conta a excelente avaliação
anteriormente recebida. O novo projeto político pedagógico do Curso iniciou sua
vigência no ano de 2004 e já previu a inclusão de temas inovadores para a
época, como reprodução assistida, engenharia genética e microbiologia de
alimentos, (como o próprio projeto pedagógico do curso dizia de forma visionária:
“... todos inteiramente relacionados às áreas de atuação do Biomédico do século
XXI.”). Além disso, o tempo regular para a conclusão do curso noturno foi para
quatro anos, com o cumprimento de estágio obrigatório a partir da metade do
curso. Cabe ressaltar, que desde seu primeiro oferecimento, o aluno sempre teve
a liberdade de escolher sua área de atuação (habilitação), desde que atendidas
as premissas legais e os critérios de qualidade que sempre nortearam a gestão
do Curso.
Em
2008 nosso curso recebeu, pela primeira vez, 3 estrelas do Guia do Estudante.
Além disso, nesse mesmo ano Nosso Curso se destacou por ocupar, com o 1º lugar
entre os Cursos de Biomedicina da Grande São Paulo, segundo a avaliação do CPC-MEC,
com nota 3. Esses destaques demonstraram o grande sucesso e qualidade que nosso
curso alcançou. As estrelas do Guia do Estudante não foram perdidas desde
então, e em 2013 e agora, 2014 recebemos 4 estrelas. Também o CPC-MEC aumentou
para 4, nos garantindo lugar de destaque no grande ABC.
O
reconhecimento do mérito de nosso curso não nos levou à acomodação, mas ao
contrário, nos estimulou a buscar a construção de um curso cada vez melhor.
Assim, em 2008, seguindo as novas tendências educacionais entrou em vigor nossa
primeiro Projeto Pedagógico de Curso
Modular. Esse Projeto Pedagógico inovador baseou-se em uma estrutura
modular, com visão moderna de educação no ensino superior, garantindo a
formação de habilidades e competências procuradas por empregadores dos diversos
segmentos nos quais o biomédico pode se inserir, incorporando questões
relativas ao empreendedorismo, gestão na área da saúde e formação de
cientistas. Para tanto, alteramos a concepção anterior do Curso (e da grande
maioria dos bacharelados na área de saúde) de “sustentada e focada no “conteúdismo“ para “apoiada no conteúdo e focada no
desenvolvimento de habilidades e competências“. A adoção de módulos (no
lugar de disciplinas) favoreceu a melhor integração entre os conteúdos levando
ao desenvolvimento de habilidades relevantes para o profissional, garantindo
visão crítica, integração, interpretação e correlação de diferentes visões a respeito
de um mesmo assunto. Com a formação mais consolidada em função da estrutura
modular o aluno passou a poder escolher duas áreas de estágio. Além disso,
incorporamos novos temas de vanguarda como a cultura de tecidos, estudo de células
tronco, neurociências, sustentabilidade, entre outras.
Em
2010 o LABMESP foi integrado às demais Clínicas da Faculdade da Saúde, fazendo
parte da Policlínica Metodista como seu Núcleo de Análises Clínicas (NAC). Esse
foi o passo inicial para a integração entre os diferentes cursos da Faculdade,
contribuindo sobremaneira para a formação de um profissional acostumado a
trabalhar em equipes multiprofissionais, uma das grandes demandas atuais.
Dando
continuidade ao processo de integração entre os Cursos da Saúde, realizamos uma
pequena revisão no Projeto Pedagógico Modular inicial e, em 2011, iniciou-se o
Currículo 2 desse Projeto. O novo projeto manteve o mesmo direcionamento do
Projeto anterior, conservando sua modernidade e inovação. Entretanto, fez pequenos
melhorias e adequações que permitiram ampliar os focos de formação do curso que
passam a abranger com mais intensidade, as áreas de imagem, reprodução
assistida, e as diversas áreas de pesquisa básica, com destaque para as
neurociências, além da já tradicional área de análises clínicas, em todas as
suas vertentes. No segundo semestre de 2012 iniciamos o oferecimento do nosso
Currículo 3, idêntico ao do Currículo 2, mas que permitia o início do Curso
sempre no meio do ano, forma de ingresso mantida até hoje.
Neste ano de 2015 completamos 15 anos de oferecimento do curso. E em
função disso iniciamos a vigência de dois novos currículos o currículo 4 para
os alunos que ingressam o início do ano e o currículo 5 para os alunos do meio
do ano. Os dois são exatamente iguais, com algumas alterações na ordem de
oferecimento de alguns módulos em função dos diferentes ingressos. A
reestruturação da matriz do Projeto Pedagógico foi motivada pelo amadurecimento
da compreensão da estrutura curricular modular de forma geral e pelo debate com
o corpo docente das necessidades dos profissionais biomédicos agora e para o
futuro. Devido à maturidade das discussões que levaram à confecção desta
reformulação e à experiência acumulada nesse tempo de oferecimento de
currículos modulares, acreditamos que com este projeto pedagógico alcançamos um
enorme progresso na maneira de formar profissionais biomédicos.
Todas
essas mudanças são resultado da inquietude e do desejo de sempre oferecer o
melhor aos nossos alunos, pois, acreditamos que a formação de profissionais é
um processo continuado e de constante transformação que exige a flexibilidade e
o dinamismo necessários para que possa absorver os rápidos avanços que a
tecnologia proporciona nos dias de hoje.
Com
essa filosofia podemos dizer que completamos 15 anos de sucesso, com o
reconhecimento do MEC (CPC 4), reconhecimento das publicações especializadas em
educação, tais como folha-RUF e Guia do Estudante (4 estrelas em 2015),
reconhecimento do mercado de trabalho, com inúmeras parcerias com laboratórios,
clínicas, institutos de pesquisas e instituições públicas de ensino. Mas o que
mais nos orgulha é o reconhecimento de nossos alunos e suas famílias, pois
afinal, foram 19 turmas que colaram grau até hoje, com um total de 1.075 biomédicos
formados pelo nosso Curso e atualmente temos 284 alunos distribuídos nos 8
períodos do Curso.
Parabéns
a todos que em algum momento desses 15 anos esteve envolvido com o Curso de
Biomedicina, parabéns aos nossos professores, alunos e corpo técnico-administrativo,
vocês fazem o sucesso do curso e que venham pelo menos mais 15 anos...
Texto escrito pelo Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição - coordenador do curso de Biomedicina
Nenhum comentário:
Postar um comentário